Organização

Organização do Banco Estrutural

O Banco é o banco da comunidade, onde todos/as têm espaço para construí-lo de forma coletiva. Mensalmente, ocorrem as reuniões  do Fórum Maior do Banco Estrutural, um espaço de deliberação e debate onde a comunidade pode apresentar criticas, sugestões e propostas em relação às atividades e funcionamento do Banco. Além disso, o Fórum é também um local onde a comunidade se reúne para debater sobre a realidade da Cidade Estrutural, reivindicando melhorias e articulando ações para promover o desenvolvimento local.

O Banco Estrutural, conforme decidido pela comunidade, possui três linhas de crédito: habitacional, produtivo e de consumo.

Para que os/as moradores/as possam ser beneficiados/as pelas linhas de crédito eles/elas devem cumprir alguns requisitos, dentre eles: ser morador/a da  Cidade Estrutural por, pelo menos, 2 anos e ter participado de, no mínimo, duas reuniões do Fórum Maior. Ao se enquadrar nos requisitos mínimos, o/a morador/a deve ir até o Banco Estrutural e solicitar que seja realizada sua análise de crédito. A partir daí, as Agentes de Desenvolvimento do banco buscarão, através de visitas, compreender as necessidades do/a morador/a, orientá-lo/a e buscar referências na comunidade para que seu pedido seja analisado pelo Comitê de Análise de Crédito, o qual é composto por sete pessoas: dois representantes da entidade gestora (Movimento de Educação e Cultura da Estrutural), 3 moradores/as e as 2 duas Agentes de Desenvolvimento, atualmente, Erica Afi Hamenoo e Solange Almeida Batista. Vale mencionar que, com exceção dessas últimas,  os demais membros são substituídos de dois em dois meses.

O Comitê de Análise de Crédito deverá decidir com base nas informações coletadas se o/a morador/a pode ou não receber o crédito, lembrando que o pagamento pode ser realizado em até 24 vezes e as parcelas jamais poderão comprometer valor superior à 20% da renda total do/a morador/a e sua família.

Para além do Fórum Maior e do Comitê de Análise de Crédito, há o Conselhor Gestor que é responsável por deliberar sobre questões administrativas do Banco Estrutural, podendo participar dele qualquer membro da comunidade. Em suas reuniões são apresentados e debatidos os resultados mensais do Banco. Também, é o momento onde ações de captação de recursos e outras iniciativas são organizadas, como submissão de projetos para editais. Por fim, há sempre um momento de debate sobre Economia Solidária. As decisões aqui tomadas devem ser referendadas pelo Fórum Maior do Banco Estrutural.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: